Olá seguidor e visitante!
Que tal, essa semana, darmos uma pausa na teoria e partir para a prática? Vamos então!
Antes, quero rapidamente agradecer ao pessoal que tem acompanhado e comentado os posts do blog. Agradeço pq lendo, aprendendo e buscando o conhecimento para passar através deste, estou sendo beneficiado muito mais do que o caro leitor. Pode acreditar!
Chega de papo! Vamos caminhar?!
Será que precisam muitas linhas deste posts para convecê-lo dos benefícios da caminhada? ok! Então dedicarei poucas e convincentes linhas para isto.
1) Custo: Baixíssimo! Com relação a outras atividades físicas, a caminhada não necessita de nenhuma equipamento especial ou gasto fixo mensal. No máximo, um bom par de tênis. Pronto!
2) Organismo: Melhorias significativas para o coração, respiração, capacidade do sistema imunológico de combater doenças, entre tantas outras. Confira 10 dos vários benefícios da caminhada aqui.
3) Emagrecimento: Gasto de calorias, eliminação de gorduras, fortalecimento muscular.
Bom, somente estes itens já são motivos de sobra para você, que tem pouco ou nenhuma atividade física no seu dia a dia, iniciar AMANHÃ sua rotina de exercícios com boas caminhadas.
Para isso, vamos à pratica. Selecionei alguns bons treinamentos de caminhada que acredito satisfazer àqueles que buscam melhorar seu condicionamento físico e, claro, perder aqueles quilinhos indesejados, ok? Vamos lah!
Legenda:
CL - Caminhada leve (5 a 5,5 Km)
CM - Caminhada moderada (5,5 a 6,5 Km)
CI - Caminhada Intensa (6,5 a 7,5 Km)
TR - Trote (7,5 a 8,5 Km)
Semana 1
2ª-feira: 50 min de CM = 235 cal
4ª-feira: 50 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 260 cal
6ª-feira: 50 min de CM em percurso com subidas e descidas = 240 cal
Semana 2
2ª-feira: 50 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 260 cal
4ª-feira: 50 min de CM = 235 cal
6ª-feira: 50 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 260 cal
Semana 3
2ª-feira: 60 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 270 cal
4ª-feira: 60 min de CM em percurso com subidas e descidas = 255 cal
6ª-feira: 60 min (alternar 2 min de CM e 3 min de TR) = 270 cal
Sábado: 60 min de CM = 250 cal
Semana 4
2ª-feira: 60 min de CM = 250 cal
4ª-feira: 60 min (alternar 2 min de CM e 3 min de TR) = 270 cal
6ª-feira: 60 min de CM em subidas e descidas = 255 cal
Sábado: 60 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 270 cal
A partir daí, mantenha o rítmo ou adapte de forma que você se sinta confortável mas, ao mesmo tempo, sinta-se efetivamente se exercitando.
Para terminar, algumas dicas:
- Roupas: Roupas leves e um bom tênis. Não caia na crença de vestir roupas fechadas para suar mais e achar que está emagrecendo. Dessa forma, só estará se desidratando ainda mais rápido, sem obter vantagem alguma.
- Local: Praças, ruas, pistas de atletismo, calçadas, etc. Sempre optando por superfícies menos irregulares possíveis.
- Respiração: Tem grande influência no exercício. A respiração deve ser coordenada com o exercício. Evite praticar a caminhada conversando. Durante a conversa, a respiração entra em descompasso com a caminhada e o cansaço vem mais rápido, antes mesmo de atingir o objetivo do treino. Em caminhadas bem leves, pode-se abrir uma excessão, pelo baixo nível do exercício e pouca exigência aeróbia.
- Hidratação e alimentação: Após a caminhada, frutas, sucos e água são altamente recomendadas para reidratar o corpo. Associando a caminhada a uma alimentação balanceada e com baixo nível de gordura, podem proporcinar resultados ainda melhores no emagrecimento. Consulte um nutricionista para melhores esclarecimentos sobre alimentação.
- Seja constante! Toda semana! 3 dias é o mínimo para obter resultados realmente significativos. Claro que, na impossiblidade de tempo, 2 dias também são bem vindos à sua saúde. Você pode adaptar o treino acima para realizá-lo em 2 dias semanais.
- Caminhadas em grupo: Participe das cominhadas em grupos promovidas pelas academias, prefeituras e ONGs da sua cidade. São animadas e motivadoras. Darão a você um gás para continuar persistindo.
Vamos começar? Amanhã mesmo? :D
Bom, nunca é demais lembrar: Pratique exercícios! Hoje, se você é jovem, talvez não sinta os efeitos da falta de atividade física. Mas não esqueça que essa fase um dia passa e seu organismo te cobrará preparo para sustentar as deficiências que o próprio ciclo da vida nos impôe, ok?
Qualquer dúvida sobre o treinamento, sinta-se à vontade para entrar em contato.
Grande Abraço!!
Respire Saúde!
domingo, 11 de abril de 2010
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Anabolizantes pro BEM e pro MAL
Olá seguidores!!
Bom, com mais um atraso no post, acho que vou na apresentação do blog e mudar o dia dos posts da quarta-feira para a sexta =p
Brincadeiras a parte, vamos falar de um assunto que há algum tempo já foi mais debatido, mais comentado, e hoje em dia está caindo um pouco no esquecimento. São os anabolizantes!
De forma direta:
O que são anabolizantes?
São hormônios esteróides naturais ou sintéticos que promovem o crescimento celular e sua posterior divisão, resultando no desenvolvimento de vários tipos de tecidos, especialmente o muscular e o ósseo. São geralmente devirados da testosterona(hormônio masculino) e administradas principalmente via oral ou na forma injetável.
Qual a sua utilidade?
Desde de sua descoberta, por volta dos anos 30, os esteróides anabólicos têm sido usados em procedimentos médicos para estimulação do crescimento ósseo, aumento do apetite, puberdade e crescimento muscular. Também utilizados em pacientes debilitados por sérios acidentes ou submetidos à grandes cirurgias. Uso mais comum em pacientes cronicamente debilitados por doenças como câncer e AIDS.
E onde mais?
Era sobre os esportes que você queria saber né? Pois é, o uso de esteróides anabolizantes têm se tornado cada vez mais comum nos praticantes de esporte como forma de desenvolvimento muscular e na recuperação de lesões, tudo isso para atingir níveis maiores de competitividade. Bom, nesse cenário aqui, nem preciso dizer o que acontece com atletas PROFISSIONAIS que se utilizam de pequenos estimulantes para melhorar a performance nas competições. Que dirá do uso de anabolizantes. Temos na Brasil exemplo do BANIMENTO do esporte por uso de esteróides.
E onde mais?
Humm.. estás querendo saber também dos garotões e garotonas que se utilizam de anabolizantes, de forma deliberada, para conseguir músculos, alimentar seus egos e impressionar por ae. Nesse cenário, vou me deter um pouco mais, pois aqui é onde está o perigo.
A falta de acompanhamento médico-nutricional, faz com que, principalmente os jovens, se utilizem dos esteróides de forma totalmente descuidada e descontrolada. Descuidada por não se preocupar com a devida assepsia na administração das dosagens, principalmente na forma injetável, acarretando várias patologias, ainda podendo adquirir uma AIDS para casos de compartilhamento de seringas.
O descontrole se dá pela falta de conhecimento do indíviduo sobre as corretas dosagens para determinada massa corpórea. Sem esse conhecimento, uma dosagem abaixo da suficiente não iria render da forma esperada. Uma super dosagem traria complicações, desde efeitos colaterais até doenças graves. Posso citar algumas:
Problemas para ambos os sexos
- aumento do colesterol;
- diminuição do HDL;
- aumento do LDL e da agregação plaquetária;
- arteriosclerose;
- trombose;
- cardiomiopatias;
- infartos do miocárdio;
- AVC (acidente vascular cerebral);
- embolia pulmonar.
Tá pouco?
Só para homens
- diminuição da produção endógena de testosterona;
- atrofia testicular(temporário, devido a inibição da espermatogênese);
- infertilidade;
- oligo ou azoospermia(ausência de espermatozóide);
- impotência;
- hipertrofia da próstata;
- carcinoma prostático(câncer de próstata);
- ginecomastia(nome dado ao crescimento das mamas nos homens).
Só para mulheres
- amenorréia (ausência de menstruação) e infertilidade;
- atrofia uterina;
- aumento do clitóris;
- atrofia dos seios;
- virilização(aumento de características masculinas em mulheres: pêlos, voz, etc);
- engrossamento da voz.
Na figura, as cicatrizes que ficaram depois de ter a pele estourada por uso excessivo de esteróides. Não coloquei a figura da pele inflamada porque sei que nem todo mundo tem estômago. Mas acreditem, é horrível.
Satisfeito com a série de problemas acarretados pelo uso deliberado e sem acompanhamento de esteróides anabólicos?
Então, pra terminar, o conselho:
Se você é magrinho ou magrinha e quer ter um aumento de massa muscular sadio e responsável, procure um Nutricionista primeiro. Você será instruído a conseguir seu objetivo de forma natural e respeitando seu organismo. Caso tenha problemas patológicos que necessitem intervenção médica, o próprio nutricionista te encaminhará para um Endocrinologista para tratamento conjunto. Supervisionado por estes profissionais, caso você necessite de doses de anabolizantes, será indicado a forma e a dosagem correta para alcançar sua meta. E claro, não esquecer de praticar atividade física, especialmente, para este caso, a musculação, acompanhado de um profissional de Educação Física.
Esse assunto é muito vasto. Apesar de ter me estendido, tenham a certeza que só falei o básico. O objetivo é de alertar. Espero ter conseguido.
Para descontrair...
Muito Obrigado aos leitores e até a próxima.
Grande Abraço!
Respire Saúde!
Bom, com mais um atraso no post, acho que vou na apresentação do blog e mudar o dia dos posts da quarta-feira para a sexta =p
Brincadeiras a parte, vamos falar de um assunto que há algum tempo já foi mais debatido, mais comentado, e hoje em dia está caindo um pouco no esquecimento. São os anabolizantes!
De forma direta:
O que são anabolizantes?
São hormônios esteróides naturais ou sintéticos que promovem o crescimento celular e sua posterior divisão, resultando no desenvolvimento de vários tipos de tecidos, especialmente o muscular e o ósseo. São geralmente devirados da testosterona(hormônio masculino) e administradas principalmente via oral ou na forma injetável.
Qual a sua utilidade?
Desde de sua descoberta, por volta dos anos 30, os esteróides anabólicos têm sido usados em procedimentos médicos para estimulação do crescimento ósseo, aumento do apetite, puberdade e crescimento muscular. Também utilizados em pacientes debilitados por sérios acidentes ou submetidos à grandes cirurgias. Uso mais comum em pacientes cronicamente debilitados por doenças como câncer e AIDS.
E onde mais?
Era sobre os esportes que você queria saber né? Pois é, o uso de esteróides anabolizantes têm se tornado cada vez mais comum nos praticantes de esporte como forma de desenvolvimento muscular e na recuperação de lesões, tudo isso para atingir níveis maiores de competitividade. Bom, nesse cenário aqui, nem preciso dizer o que acontece com atletas PROFISSIONAIS que se utilizam de pequenos estimulantes para melhorar a performance nas competições. Que dirá do uso de anabolizantes. Temos na Brasil exemplo do BANIMENTO do esporte por uso de esteróides.
E onde mais?
Humm.. estás querendo saber também dos garotões e garotonas que se utilizam de anabolizantes, de forma deliberada, para conseguir músculos, alimentar seus egos e impressionar por ae. Nesse cenário, vou me deter um pouco mais, pois aqui é onde está o perigo.
A falta de acompanhamento médico-nutricional, faz com que, principalmente os jovens, se utilizem dos esteróides de forma totalmente descuidada e descontrolada. Descuidada por não se preocupar com a devida assepsia na administração das dosagens, principalmente na forma injetável, acarretando várias patologias, ainda podendo adquirir uma AIDS para casos de compartilhamento de seringas.
O descontrole se dá pela falta de conhecimento do indíviduo sobre as corretas dosagens para determinada massa corpórea. Sem esse conhecimento, uma dosagem abaixo da suficiente não iria render da forma esperada. Uma super dosagem traria complicações, desde efeitos colaterais até doenças graves. Posso citar algumas:
Problemas para ambos os sexos
- aumento do colesterol;
- diminuição do HDL;
- aumento do LDL e da agregação plaquetária;
- arteriosclerose;
- trombose;
- cardiomiopatias;
- infartos do miocárdio;
- AVC (acidente vascular cerebral);
- embolia pulmonar.
Tá pouco?
Só para homens
- diminuição da produção endógena de testosterona;
- atrofia testicular(temporário, devido a inibição da espermatogênese);
- infertilidade;
- oligo ou azoospermia(ausência de espermatozóide);
- impotência;
- hipertrofia da próstata;
- carcinoma prostático(câncer de próstata);
- ginecomastia(nome dado ao crescimento das mamas nos homens).
Só para mulheres
- amenorréia (ausência de menstruação) e infertilidade;
- atrofia uterina;
- aumento do clitóris;
- atrofia dos seios;
- virilização(aumento de características masculinas em mulheres: pêlos, voz, etc);
- engrossamento da voz.
Na figura, as cicatrizes que ficaram depois de ter a pele estourada por uso excessivo de esteróides. Não coloquei a figura da pele inflamada porque sei que nem todo mundo tem estômago. Mas acreditem, é horrível.
Satisfeito com a série de problemas acarretados pelo uso deliberado e sem acompanhamento de esteróides anabólicos?
Então, pra terminar, o conselho:
Se você é magrinho ou magrinha e quer ter um aumento de massa muscular sadio e responsável, procure um Nutricionista primeiro. Você será instruído a conseguir seu objetivo de forma natural e respeitando seu organismo. Caso tenha problemas patológicos que necessitem intervenção médica, o próprio nutricionista te encaminhará para um Endocrinologista para tratamento conjunto. Supervisionado por estes profissionais, caso você necessite de doses de anabolizantes, será indicado a forma e a dosagem correta para alcançar sua meta. E claro, não esquecer de praticar atividade física, especialmente, para este caso, a musculação, acompanhado de um profissional de Educação Física.
Esse assunto é muito vasto. Apesar de ter me estendido, tenham a certeza que só falei o básico. O objetivo é de alertar. Espero ter conseguido.
Para descontrair...
Muito Obrigado aos leitores e até a próxima.
Grande Abraço!
Respire Saúde!
Assinar:
Postagens (Atom)