domingo, 11 de abril de 2010

Caminhar é saúde!!!

Olá seguidor e visitante!

Que tal, essa semana, darmos uma pausa na teoria e partir para a prática? Vamos então!

Antes, quero rapidamente agradecer ao pessoal que tem acompanhado e comentado os posts do blog. Agradeço pq lendo, aprendendo e buscando o conhecimento para passar através deste, estou sendo beneficiado muito mais do que o caro leitor. Pode acreditar!

Chega de papo! Vamos caminhar?!



Será que precisam muitas linhas deste posts para convecê-lo dos benefícios da caminhada? ok! Então dedicarei poucas e convincentes linhas para isto.

1) Custo: Baixíssimo! Com relação a outras atividades físicas, a caminhada não necessita de nenhuma equipamento especial ou gasto fixo mensal. No máximo, um bom par de tênis. Pronto!

2) Organismo: Melhorias significativas para o coração, respiração, capacidade do sistema imunológico de combater doenças, entre tantas outras. Confira 10 dos vários benefícios da caminhada aqui.

3) Emagrecimento: Gasto de calorias, eliminação de gorduras, fortalecimento muscular.

Bom, somente estes itens já são motivos de sobra para você, que tem pouco ou nenhuma atividade física no seu dia a dia, iniciar AMANHÃ sua rotina de exercícios com boas caminhadas.

Para isso, vamos à pratica. Selecionei alguns bons treinamentos de caminhada que acredito satisfazer àqueles que buscam melhorar seu condicionamento físico e, claro, perder aqueles quilinhos indesejados, ok? Vamos lah!

Legenda:
CL - Caminhada leve (5 a 5,5 Km)
CM - Caminhada moderada (5,5 a 6,5 Km)
CI - Caminhada Intensa (6,5 a 7,5 Km)
TR - Trote (7,5 a 8,5 Km)


Semana 1


2ª-feira: 50 min de CM = 235 cal
4ª-feira: 50 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 260 cal
6ª-feira: 50 min de CM em percurso com subidas e descidas = 240 cal

Semana 2

2ª-feira: 50 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 260 cal
4ª-feira: 50 min de CM = 235 cal
6ª-feira: 50 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 260 cal

Semana 3

2ª-feira: 60 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 270 cal
4ª-feira: 60 min de CM em percurso com subidas e descidas = 255 cal
6ª-feira: 60 min (alternar 2 min de CM e 3 min de TR) = 270 cal
Sábado: 60 min de CM = 250 cal

Semana 4

2ª-feira: 60 min de CM = 250 cal
4ª-feira: 60 min (alternar 2 min de CM e 3 min de TR) = 270 cal
6ª-feira: 60 min de CM em subidas e descidas = 255 cal
Sábado: 60 min (alternar 3 min de CM e 2 min de TR) = 270 cal

A partir daí, mantenha o rítmo ou adapte de forma que você se sinta confortável mas, ao mesmo tempo, sinta-se efetivamente se exercitando.



Para terminar, algumas dicas:

- Roupas: Roupas leves e um bom tênis. Não caia na crença de vestir roupas fechadas para suar mais e achar que está emagrecendo. Dessa forma, só estará se desidratando ainda mais rápido, sem obter vantagem alguma.

- Local: Praças, ruas, pistas de atletismo, calçadas, etc. Sempre optando por superfícies menos irregulares possíveis.

- Respiração: Tem grande influência no exercício. A respiração deve ser coordenada com o exercício. Evite praticar a caminhada conversando. Durante a conversa, a respiração entra em descompasso com a caminhada e o cansaço vem mais rápido, antes mesmo de atingir o objetivo do treino. Em caminhadas bem leves, pode-se abrir uma excessão, pelo baixo nível do exercício e pouca exigência aeróbia.

- Hidratação e alimentação: Após a caminhada, frutas, sucos e água são altamente recomendadas para reidratar o corpo. Associando a caminhada a uma alimentação balanceada e com baixo nível de gordura, podem proporcinar resultados ainda melhores no emagrecimento. Consulte um nutricionista para melhores esclarecimentos sobre alimentação.

- Seja constante! Toda semana! 3 dias é o mínimo para obter resultados realmente significativos. Claro que, na impossiblidade de tempo, 2 dias também são bem vindos à sua saúde. Você pode adaptar o treino acima para realizá-lo em 2 dias semanais.

- Caminhadas em grupo: Participe das cominhadas em grupos promovidas pelas academias, prefeituras e ONGs da sua cidade. São animadas e motivadoras. Darão a você um gás para continuar persistindo.

Vamos começar? Amanhã mesmo? :D

Bom, nunca é demais lembrar: Pratique exercícios! Hoje, se você é jovem, talvez não sinta os efeitos da falta de atividade física. Mas não esqueça que essa fase um dia passa e seu organismo te cobrará preparo para sustentar as deficiências que o próprio ciclo da vida nos impôe, ok?

Qualquer dúvida sobre o treinamento, sinta-se à vontade para entrar em contato.



Grande Abraço!!

Respire Saúde!

11 comentários:

  1. Legal Ugo!
    Mais uma dica super importante!

    ResponderExcluir
  2. :)
    Obrigado Daniele!! Voce ja eh atleta e sabe bem essa importancia da atividade física na saúde.

    ResponderExcluir
  3. :D Otimo Geovanna!! Com certeza vais obter todas os benefícios citados.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Meu nome é Naísa Modesto, trabalho na Ketchum Estratégia, uma agência de relações públicas. Tudo bem? Gostaria muito de sugerir uma pauta para o seu blog. Para qual e-mail posso escrever? Meu contato é digital1@ketchum.com.br.
    Obrigada!
    Beijo,
    Naísa

    ResponderExcluir